Porque mães são as melhores profissionais

Luana Negreiros
3 min readFeb 23, 2023

--

Acho importante colocar aqui o disclaimer de que falo a partir da minha vivência, ou seja, mãe. Não sei como é para os pais, tutores, mas imagino que algumas das vivências conversem entre si.

Todos os dias uma nova questão surge: “não quero usar esse tênis!” “não vou pra escola hoje!” ou até “não vou tomar banho!!!”.

Menino discutindo e discordando de algo

Pensando que procuro criar minha criança com um pensamento antipunitivista, que visa sempre o diálogo e a compreensão, todos os dias existem embates mentais sobre o porquê usar o tênis furado pra escola é um problema já que, afinal, “eu não sou igual todo mundo”: e na maior parte do tempo é necessário argumentar com alguém que sim, meus amigos, tem razão.

Isso demanda energia. E demanda habilidade. Habilidade essa que é inata aos que criam uma criança visando esse estilo de criação.

O nome de uma dessas habilidades é a resolução de conflitos.

Criança com luvas de box fazendo sinal no pescoço como quem diz “você já era”.

Às vezes, durante uma discordância, não temos necessariamente um lado “errado”, muitas das vezes a questão não é a punição, mas sim do que vamos fazer, como aquilo será gerenciado. Não tem nada de errado em admitir que a solução do outro talvez seja a mais bonita, mais elegante, e argumentar que talvez não será a melhor no momento.

Mães são campeãs nisso. Se movimentar pelas bordas do pensamento, buscando uma forma de adentrar e dialogar, expressar o seu ponto é uma habilidade inata aos que cuidam de crianças.

E é por isso que essas são as melhores profissionais. Geralmente não procuram o embate e preferem exibir suas ideias de tal forma quem está recebendo entenda e acate, mesmo que discorde.

Muitas das vezes não funciona, é claro. Afinal crianças (e adultos) não são previsíveis e existem acontecimentos externos que influenciam no humor e ações.

Também não estou dizendo que aqueles que não têm as crianças por perto não conseguirão adquirir essa habilidade, afinal, a vida adulta demanda em quase todos os momentos uma comunicação assertiva e clara, momentos esses que são ótimas oportunidades para aprendermos e evoluirmos nesse aspecto!

Gostou do meu artigo? Escreva sua opinião, ela é importante pra mim :)

--

--

Luana Negreiros

Sou do time de Dev Tools na @ RD Station. Compartilho aqui as coisas que vou aprendendo, além de assuntos como maternidade e produtividade.